Canal: Saúde
20/4/2010
Avalie esta materia:

Cálcio e densidade óssea

Os cientistas afirmam que quanto maior a ingestão de cálcio menor é o risco de fratura. Pode reduzir até 95% nos idosos e nas mulheres brancas na pós-menopausa. É quase unâmime entre os estudiosos de saúde: o aumento da ingestão de cálcio dos alimentos lácteos é uma ação protetora do esqueleto pelo aumento da massa óssea. melhor mesmo é beber todos os dias três porções de lácteos.

A relação entre a ingestão de cálcio e densidade óssea tem sido muito estudado em crianças e adultos. Os cientistas apontam que a densidade mineral dos ossos aumentam em crianças e adolescentes com o maior ingestão de cálcio. O consumo de elevado de cálcio durante toda a vida pode reduzir o risco de fratura em até 60%.

 

As mulheres brancas na pós-menopausa são outras que se beneficiam tendo uma ótima ingestão de cálcio. A redução  de risco para osteoporose para elas pode chegar a 95%.

 

A partir dos primeiros anos de vida, a ingestão de cálcio é positivamente associada com a massa óssea. O aumento na ingestão de cálcio na adolescência a partir de 800 mg  a 1200 mg por dia, aumenta a densidade óssea do quadril em  6%. E mais: o aumento na ingestão de cálcio reduz a remodelação óssea, por ter melhor retenção de cálcio. O resultado é a redução da perda óssea relacionada à idade e a diminuição do risco de fratura.

 

É quase unâmime entre os estudiosos de saúde que o aumento da ingestão de cálcio dos alimentos lácteos é uma ação protetora do esqueleto pelo aumento da massa óssea. Um fato muito importante para ser lembrado: a fragilidade óssea é devida a um processo acelerado de remodelação que acontece na pós menopausa, em dietas pobres em cálcio e na maioria dos casos de osteoporose. Com uma elevada ingestão de cálcio, há uma inibição da secreção do PTH , que por sua vez diminui a taxa de remodelação e reduz a fragilidade óssea, que a principal característica da osteoporose.


Recomendação: quando há consumo adequado de cálcio, suplementos em excesso do mineral não confere benefícios adicionais. O melhor mesmo é beber todos os dias três porções de lácteos.


Comentários

Não houve comentários até o momento.

Comente esta matéria

Para comentar esta matéria você precisa ser um membro cadastrado do Beba Leite.

Login

E-mail:
Senha:
Esqueceu sua senha?

Não sou cadastrado


Busca


Matérias mais lidas

As 10 perguntas mais frequentes sobre Leite Longa Vida
As três faces do leite
Recomendação de leite para crianças e adolescentes
Leite de vaca x leite de cabra
A linha do tempo do leite na história
As proteínas do leite
Leite fluido: A vitória da tecnologia
Ultrapasteurização e nutrição
Tipos de Leites Longa Vida
Citrato de sódio: uma parte do leite